Mato Grosso, Domingo, 28 de Abril de 2024     
Novo Portal
Governos e universidades latino-americanas participam da Conferência Internacional Indígena
Foto: Marcos Bergamasco
Governos e universidades latino-americanas participam da Conferência Internacional Indígena
23/09/2004 17:24:31
por Coordenadoria de Comunicação Social
Indios da etnia Umutina realizam apresentação na abertura da I Conferência Internacional
Indios da etnia Umutina realizam apresentação na abertura da I Conferência Internacional

O reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso, Taisir Karim e a vice-governadora do Estado, Iraci França abriram oficialmente nesta manhã no auditório do campus da Unemat em Barra do Bugres, 160 km da capital, a I Conferência Internacional sobre o Ensino Superior Indígena.

Com a participação de cerca de 400 pessoas, o evento reúne representantes de 38 etnias, movimentos indígenistas, entidades governamentais, não governamentais, organizações internacionais e membros de 11 instituições brasileiras de ensino superior, contando ainda com representações de governos e universidades de cinco países da América Latina, do Ministério de Educação (Mec) de secretarias de educação, da Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Organização das Nações Unidas ( ONU)).

O objetivo, segundo o coordenador do evento, Elias Januário, é socializar experiências e discussões sobre propostas para formação indígena criando um espaço de diálogo que contribua com a construção de novos paradigmas na educação.

Na abertura, o Secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade( Secad) do Mec, Ricardo Henriques representando o ministro Tarso Genro, destacou a relevância da promoção do encontro latino americano, a partir do que ele denominou como sendo “ experiência histórica da Unemat”, referindo-se ao projeto de formação de professores indígenas- 3º grau indígena, desenvolvido pela Unemat desde 2001, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, ( Seduc) Fundação Nacional do Índio (Funai) e Prefeitura de Barra do Bugres.

“Queremos parabenizar a iniciativa e pontuar o reconhecimento da experiência conduzida pela Unemat, que é exemplar para o Brasil como um todo”, afirmou o secretário elencando que a conferência vem ao encontro das perspectivas de trabalho do MEC, no sentido da valorização da identidade dos povos indígenas.

“A heterogeneidade e a identidade específica de cada povo, integra as prioridades da agenda do Mec e do governo “ ressalta Henriques.

O reitor da Unemat, reafirmou para as comunidades indígenas a disposição da Universidade em permanecer contribuindo com processo de formação educacional, com um trabalho pautado no respeito a cultura e a diversidade. Ele definiu a conferência como resultado de uma luta dos povos indígenas em busca do direito ao exercício da cidadania.”Esse momento representa uma grande conquista das nações indígenas da América Latina”,enfoca Taisir .

As ações que o governo do estado vem realizando voltado para as comunidades indígenas foram destacadas, na ocasião, pela vice- governadora Iraci França que pontuou estruturação de escolas indígenas e fomento a atividades econômicas.

Vestibular

Entre as ações, Iraci França pontuou o incentivo do estado por meio da Secretaria de Educação e da Unemat na consolidação de mais 100 vagas no projeto 3º Grau indígena.

As vagas serão preenchidas por meio de um concurso vestibular indígena.O processo seletivo será realizado no dia 26 de setembro pela Unemat e contemplará professores indígenas de 13 municípios mato-grossenses, num total de 30 etnias.

Entre as autoridades presentes na solenidade de abertura da conferência estavam o secretário de Estado de Educação em exercício, Antonio Carlos Maximo; secretário de Estado de Ciência e Tecnologia em exercício, Adnauer Daltro, deputado estadual Renê Barbour, coordenador do campus da Unemat em Barra do Bugres, Júlio Geraldo, Maria Helena Fialho da Funai,Roni Pareci da associação de professores indígenas de Mato Grosso, e Flor Cubero Venegas da University for Peace da ONU, representando os organismos internacionais presentes no evento.

Promoção

A I Conferência Internacional sobre Ensino Superior Indígena é uma realização conjunta entre Unemat, Governo do Estado de Mato Grosso, Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), Ministério da Educação( Mec), Fundação Nacional do Índio (Funai), Prefeitura Municipal de Barra do Bugres, Projeto de Formação de Professores Indígenas - 3º Grau Indígena e Conselho de Educação Escolar Indígena de Mato Grosso. O evento tem como apoiadores a Universidade Federal de Mato Grosso, Assembléia Legislativa de Mato Grosso, Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso, Organização dos Professores Indígenas de Mato Grosso e Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e Cultura (Unesco).

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24686 | Impressões: 139267
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada